

O que é Sananga?
Sananga é um colírio indígena feito a partir de um arbusto utilizado por tribos amazônicas como os Kaxinawás e Yawanawás.
Da raiz dessa planta é extraído um líquido que contém como princípio ativo a ibogaína, uma substância que pode provocar experiências psicoativas, levando algumas pessoas a estados de transe ou a visões rápidas.
Após a aplicação, a visão física torna-se mais limpa e clara, melhorando a percepção de cores e formas. Além disso, a sananga estabelece um equilíbrio energético com as forças da natureza e promove uma expansão da visão espiritual, abrindo o Ajna Chakra (terceiro olho) para as energias mais sutis do ambiente.
Como medicina espiritual, a sananga limpa-nos das más energias acumuladas pelos karmas da visão e amplia nossa percepção para o plano astral.
No aspecto físico, seu uso é tradicionalmente indicado pelos pajés para o tratamento de doenças como glaucoma, catarata, miopia, astigmatismo, hipermetropia, distrofias, alterações na percepção das cores e vista cansada.


“Os olhos são as janelas onde tudo o que vemos e projetamos. Tudo está lá guardado, inclusive nossa história. O espírito do sananga faz a cura expulsando todos os males da alma e da matéria.” - Tuin Huã Kaxinawá